Cálculo do Percentual de Gordura

Como calcular nosso percentual de gordura corporal

Pode não parecer, mas esse é o tipo de cálculo que deveria ser feito no mínimo em uma academia bem equipada com modernos softwares.

A melhor opção seria em alguma universidade, no departamento de fisiologia do exercício ou outro departamento especializado.

A razão disso é a própria constituição do nosso corpo que é de cerca de 70% de líquidos, sendo:

+25% de água extracelular + sangue
+32% de músculos
+15% de pele mais ossos
+ 8% de vísceras + órgãos
+20% de gordura

O resultado da balança é apenas a soma dos diversos elementos que constituem o corpo, e com isso não temos a noção exata de quantos temos de gordura em nosso corpo para calcular adequadamente uma dieta.

As comparações do peso de indivíduos com a mesma estatura, idade e sexo também são falhas para indicar o nível de gordura, pois as pessoas nem sempre têm o mesmo desenvolvimento de ossos e músculos.

Os tecidos ósseo e muscular são mais densos que o tecido adiposo, logo mais pesados, um índice de obesidade deve levar essa diferença em conta.

O meio mais preciso para se determinar é medida da densidade do corpo (pesagem hidrostática): pesando nosso corpo imerso em água.
Peso específico = peso do ar/(peso no ar – peso na água)
Um dos métodos para fazer essa medição é o da densitometria.
Esse método, contudo, além de consumir muito tempo, exige aparelhagem sofisticada e cara, não sendo viável no dia-a-dia de uma academia.

Uma maneira mais acessível de estimar o percentual de gordura é avaliar a espessura das dobras da pele. Para se conseguir essa medida, utiliza-se um aparelho chamado plicômetro ou popularmente “adipômetro”, que exerce uma pressão constante de 10 g/mm2 sobre o tecido a ser medido.

Esse instrumento é facilmente adquirido em lojas de material médico, existem versões em plástico que não são precisas, portanto apenas lhe darão uma visão geral.

A medida da espessura das dobras cutâneas deve ser sempre realizada no seu lado direito, utilizando o dedo indicador e o polegar da mão esquerda para diferenciar o tecido adiposo subcutâneo do tecido muscular. Deve-se medir um centímetro abaixo do ponto pinçado pelos dedos, introduza as pontas do compasso e, para a execução da leitura, deve-se aguardar em torno de dois segundos.

O ideal é executar três medidas não consecutivas de cada dobra escolhida, ou seja, são medidas e anotadas todas as dobras cutâneas e, em seguida, repete-se a operação mais duas vezes.

Se encontrarmos uma diferença superior a 5% entre uma medida e as demais realizadas no mesmo ponto faça uma nova série de medições. Além desse cuidado, deve ser adotada a média das medidas obtidas em cada local para eliminar os valores extremos.

Os locais mais utilizados para a medida da espessura das dobras cutâneas são as regiões do bíceps, do tríceps, subescapular, torácica, supra-ilíaca, axilar medial, abdominal, da coxa e da panturrilha medial.
Todas as medidas devem ser realizadas em pé e em repouso, exceto a medida da panturrilha medial, em que você deve ficar sentado.

AXILAR MÉDIA (AM): tome uma dobra vertical na linha axilar média ao nível do esterno, mais ou menos na altura das duas últimas costelas.

TRÍCEPS (TR): tome uma dobra vertical na linha média da parte superior do braço, a meio caminho entre o ombro e o cotovelo.

BÍCEPS (BI): tome uma dobra vertical na linha média da parte superior do braço, a meio caminho entre o ombro e a parte interna do cotovelo, sobre o bíceps braquial, ao nível do mamilo.

SUBESCAPULAR (SB): tome uma dobra oblíqua média imediatamente abaixo da extremidade inferior da escápula.

ABDOMINAL (AB): tome uma dobra vertical medida a uma distância lateral de aproximadamente dois cm do umbigo;

SUPRA-ILÍACA (SI): tome uma dobra ligeiramente oblíqua medida imediatamente acima do osso do quadril, coincidente com uma linha imaginária descida da linha axilar anterior.

COXA (CX): tome uma dobra vertical na região anterior da coxa na metade da distância entre o quadril e as articulações do joelho.

PERNA (PR): tome uma dobra vertical no lado medial da perna, no local de maior circunferência (meio da panturrilha). Para facilitar coloque seu pé em um banco ou sente-se.

Você pode utilizar a soma de todas as dobras e fazer a comparação entre elas ou utilizar algumas equações para descobrir o percentual de gordura.

Veja abaixo alguns exemplos de equações:

GUEDES (1985)

* Homens (18 a 30 anos):
D = 1,1714 – 0,0671log (TR + SI + AB)

* Mulheres (18 a 30 anos):
D = 1,1665 – 0,0706log (SB + SI + CX)

Nesse cálculo, acha-se o valor da densidade corporal. Para calcular o percentual de gordura, usa-se a seguinte fórmula:

%G = (4,95/Densidade – 4,50) 100

POLLOCK & WARD (1980)

* Mulheres (18 a 55 anos):
D = 1,2139 – 0,04057log (TR + SI + CX) – 0,00016 (idade)

JACKSON & POLLOCK (1978)

* Homens (18 a 61 anos):
D = 1,18860 – 0,03049logn (TR + SI + AB) – 0,00027 (idade)

Após a obtenção do valor do percentual de gordura você pode fragmentar o seu peso total por meio dos seguintes cálculos:

Gordura absoluta = peso corporal x (gordura percentual/100)

Massa isenta de gordura = peso corporal – gordura absoluta

Prá quem não está disposto a ter todo esse trabalho fazendo cálculos, existem sites que lhe dão um resultado aproximado, por exemplo:

http://www.cdof.com.br/gordura.htm

O ideal é que faça uma nova avaliação alguns meses após a primeira e, a partir dos dados obtidos, uma comparação entre as avaliações.
Após a análise desses resultados, é possível verificar se o seu treino e sua dieta estão corretos, e se preciso fazer as alterações necessárias.

Um bom treino

Claudio Gomes Pereira

6 respostas para Cálculo do Percentual de Gordura

  1. Angelo disse:

    Gostaria de saber a formula utilizada para o protocolo de Guedes 7 dobras contida em alguns softwares. Já procurei e não encontro a fórmula e estou pedindo ajuda para encontra-la.
    Desde já agradeço

    • Olá, Angelo
      Realmente é difícil encontrar a fórmula, não apenas para forçar a venda de softwares, mas também porque os cálculos requerem um certo conhecimento de calculadoras científicas, lembrando que o protocolo de Guedes vai te fornecer a medida da densidade corporal que depois terá que ser utilizada na fórmula de Siri se quiser saber o %G.
      Neste site tem uma avaliação de quase todas as fórmulas mais utilizadas:

      Clique para acessar o 314.pdf

      O protocolo de Guedes mais utilizado para Adultos é o de 3 dobras, pois as contas não são tão complicadas, mesmo assim a calculadora tem que ter a função LOG.

      Protocolo de Guedes, para Adultos 1994 (3 dobras- características brasileiras)

      Homens : Tríceps, supra-ilíaca e abdome
      Mulheres: Subescapular, supra-ilíaca e coxa

      Cálculo de Densidade Corporal:

      HOMENS: Densidade = 1,17136 – 0,06706 log (TR + SI+AB )
      MULHERES: Densidade = 1,16650- 0,07063 log (CX + SI+ SB)

      (OBS: TR = Dôbra cutânea do tríceps, SI = D.C. supra-ilíaca , AB=D.C. abdominal, CX=D.C. da Coxa, SB=D.C. subescapular /

      Para chegar ao percentual de gordura através da Densidade Corporal utilizar:
      G%=[(4.95/DENSIDADE C.) – 4.50] X 100 (fórmula de Siri)

      Sucesso

  2. Pingback: Como Calcular Sua Dieta Pré competição | []=[] Power-Works []=[]

  3. Marcelo disse:

    Boa Tarde Claudio
    Gostaria de ajustar minha dieta, seria possível você montar uma dieta, eu treino muay thai a 6 meses no horário da noite 1h por dia 9 a 10h da noite e faço treino de musculação pela manha 1h por dia entre 6 e 7h da manha, costumo acorda as 5 da manha e durmo entre 11:30 e 12:30 da noite, quando iniciei eu tinha 102kg, hoje tenho 94kg e estou me sentindo muito bem , procuro seguir sua sugestão de dieta, mas não sei se a quantidade vs meu peso e idade está correta para o meu objetivo.
    tenho 37 anos, altura 1,86 / 94 kg meu objetivo é ganha massa muscular, o mais correto é dizer definida podendo chegar até 98kg.
    Desde já agradeço a atenção , um abraço

    marcelo

    • Olá, Marcelo
      Seu objetivo, o ganho de 4 quilos de massa magra não é difícil de se alcançar, talvez no seu caso nem tanto devido aos treinos de Muay thai, mas já disse inúmeras vezes que eu não posso prescrever dietas pois não sou nutricionista, o máximo que posso fazer é ajudar as pessoas, que não tenham acesso a esse tipo de profissional, para que elas mesmas elaborem as suas dietas, por isso já coloquei diversas postagens orientando como proceder, a mais completa está neste link:
      http://power-works.net/2013/07/18/como-elaborar-uma-dieta-personalizada-para-os-seus-objetivos/
      Leia com calma, seja sincero com você mesmo ao anotar tudo para fazer os cálculos, tenho certeza que você vai conseguir.

      Sucesso

  4. Pingback: Power Of Reading | Actual Percentil

Deixe um comentário